quarta-feira, 13 de maio de 2015

PARA O CRIME SÓ EXISTE CONTROLE (PARTE II) MAS, SEGURANÇA PÚBLICA NÃO É SINÔMIMO DE POLÍCIA.



                                                                         *Por Francisco Melo da Silva

Dentre os três principais níveis de prevenção, a atividade policial ocupa a segunda posição, mormente, a atividade ostensiva. Contudo, Segurança Pública é um processo, onde vários atores devem ter  participação permanente nesta luta, para a consecução dos bons resultados. Entender que o crime é problema apenas de polícia é não querer ver o óbvio. Se uma pessoa teve um problema na formação familiar, não teve acesso à escola, não tem moradia, não tem como atender suas necessidades fisiológicas, esta pessoa pode enveredar no caminho tortuoso do crime, isto não é regra, mas é uma causa da criminalidade.
 O crime nunca foi e nunca será um problema resolvido apenas com as ações da polícia. Como dito, o crime é uma questão social, aliás, a mais dolorosa, onde sua causa principal está arraigada em questões que fogem a esfera de controle e de resoluções pela polícia. Pois a polícia não atua nas causas geradoras do crime, mas somente nas consequências.
 A polícia pode e deve contribuir muito no controle da criminalidade. Entretanto, os bons resultados dependem da conjugação de um conjunto de fatores, tais como: policiamento inteligente; diagnóstico preciso; ajuste dos recursos; táticas direcionadas; concentração na natureza territorial do crime; atuação em parceria com a comunidade; trabalho integrado; operações planejadas e integradas; elevado índice de esclarecimento dos delitos; tratamento isonômico pelo governador para os policiais do sistema de segurança, incluindo a igualdade salarial, pois é inconcebível e injusto dentro de um mesmo sistema o governador tratar estes profissionais de forma tão desigual, como vem acontecendo aqui no Maranhão pelo governador Flávio Dino.  É justo e merecedor que um policial civil ganhe bem, como também é justo que os policiais e bombeiros militares, também, ganhem bem, pois desenvolvem atividades semelhantes.
O trabalho isolado da polícia será apenas mais um trabalho, razão pela qual os governantes devem entender que segurança pública não é sinônimo de POLÍCIA e que o crime é um problema social.
Só com esta visão holística podemos entender melhor o crime, suas causas, suas consequências e as políticas adotadas para melhorar os índices de criminalidade, deixando em níveis toleráveis. Mas, no Maranhão, atualmente, os níveis da criminalidade estão incontroláveis. Segurança pública é um dever do estado e responsabilidade de todos. Avante! Avante!  Maranhão.

*É Coronel da Reserva Remunerada da PMMA, especialista e estudioso do assunto, pós-graduado em ciências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.