quarta-feira, 10 de junho de 2015

426 NOVOS POLICIAIS MILITARES (E NÃO MIL) SERÃO FORMADOS EM APENAS 20 SEMANAS. É UM AVANÇO OU RETROCESSO NO PERÍODO DE FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR NO MARANHÃO?


“Se os tempos mudam e os comportamentos permanecem inalterados então é a ruína”. Maquiavel.
 Com a mudança dos tempos, também, devem ser mudados os hábitos, os comportamentos e as atitudes. Outras instituições policiais militares do Brasil, já vêm despertando a questão da qualidade na formação do policial militar, como por exemplo, exigência do 3º grau, por entender a importância da sua missão para lidar com as pessoas.
No início do ano, o governo do Maranhão, anunciou a inclusão de novos mil policiais militares para reforçar a segurança pública no nosso Estado. Ocorre que apenas no meado do mês passado, menos de 500 policiais militares, mais precisamente, 426, incluindo os subjudices, começaram o período de formação, com uma duração de apenas 20 semanas, ou seja, 5 (cinco)  meses. A grande pergunta é: 5 meses de aulas é um período ideal para quem desenvolve uma missão que exige bastante conhecimento e habilidade para lidar com as pessoas?
A resposta é direta. Claro que não. Jamais podemos pensar o contrário. O policial militar desenvolve uma missão sagrada e de difícil execução, mas, também, de difícil compreensão por parte da sociedade, do governo, e de outras instituições.  O policial militar é o profissional de  segurança pública que está diuturnamente nas ruas, cuja missão precípua é a prevenção da criminalidade, não lida apenas com pessoas envolvidas no mundo do crime, mas, principalmente, com o cidadão.
O policial militar é um pedagogo. O policial militar é um socorrista. O policial militar é um parteiro.... O policial militar é o policial de rua - identificado pelo seu uniforme – do qual  exigimos muito e, às vezes, decide em segundo o destino de uma ocorrência, mesmo distante dos manuais e dos seus superiores a quem podia consultar o que não ocorre com outros profissionais que levam um bom tempo para decidirem questões semelhantes e, ainda, se valem das consultas, o que, certamente, devem errar menos.  O policial militar tem atuação dinâmica em suas atividades, porém, não valorizado pelos governadores e pouco reconhecido pela sociedade.
Muito fácil é falar em mudanças, o difícil é fazer as mudanças acontecerem. Formar um policial militar em 5 (cinco) meses, no Maranhão, não há mudança alguma. Aliás, há sim, mas para pior, pois este período de 5 (cinco) meses é o mesmo período do curso anterior que começou em 30 de setembro de 2013 e terminou em 24 de fevereiro de 2014 e menor do que em outros  governos anteriores, tendo em vista que em 1990, o curso de formação de soldados teve o dobro do período anunciado.
Em 20 semanas, você não consegue formar um bom policial militar, para desenvolver atividades tão importantes que a profissão requer, dentre elas a de lidar diuturnamente com seres humanos. Quer fazer mudanças de verdade na segurança pública do Maranhão? Exija o 3º grau para ingresso na Corporação da Polícia Militar do Maranhão, pague um salário digno e compatível com os riscos da profissão, semelhante aos dos outros agentes do sistema de segurança pública, tratando com isonomia os integrantes do sistema, reveja o período e a formação destes profissionais, melhore as condições de trabalho. Caso contrário, vamos ter um profissional de segurança pública que não podemos exigir dele tanta qualidade, como se quer e uma sociedade insatisfeita com os resultados da criminalidade. Avante! Avante! Maranhão.
Francisco Melo da Silva é coronel da reserva da Polícia Militar do Maranhão e advogado.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.